Publicado por: galeradaredacao | maio 25, 2009

Exercícios – Vozes Verbais

Olá, meus amores!

Estão entendendo o conteúdo sobre Vozes do Verbo?

Abaixo, mais alguns exercícios para “fixar” o conteúdo.

 E lembre-se: “Somos totalmente responsáveis pela qualidade da nossa vida e pelo efeito exercido sobre os outros, construtivo ou destrutivo, quer pelo exemplo quer pela influência direta” (Alfred Montapert).

1. Transponha estes períodos para a voz passiva analítica:

a. Amarrei os meus cadarços.

b. A mãe fará uma festa de aniversário para o filho neste próximo domingo.

c. Mohammed esfaqueou uma mulher em Goiania.

d. O Avaí ganhou a partida contra o Internacional.

2. Agora, transponha estes períodos da voz passiva para a voz ativa:

a. Uma nova categoria de livros foi adicionada ao sistema pela bibliotecária.

b. O ingresso teria sido comprado antecipadamente por ele, caso soubesse do prazo.

c. As tarefas escolares serão realizadas pelos alunos.

d. A prova de segunda chamada será requisitada pelos alunos até o dia 29 de maio.

3. Dando ênfase à ação, escreva estes períodos na voz passiva sintética, como no exemplo.

Exemplo: Voz ativa – O suspeito apagou as marcas de sangue.

Voz passiva analítica – As marcas de sangue foram apagadas pelo suspeito.

Voz passiva sintética – Apagaram-se as marcas de sangue.

a. VA: A professora corrigiu os exercícios em sala.

VPA:

VPS:

b. Os alunos do oitavo ano aprenderam as vozes verbais.

VPA:

VPS:

 

É isso aí, galerinha! Vamos estudar!

Abraço, da prof.

Responses

  1. 1-
    Meus cadarços foram amarrados por mim
    Neste domingo o filho receberá uma festa de aniversário feita pela sua mãe.
    Em goiani a mulher de Mohammed foi esfaqueada.
    O internacional perdeu a partia para do Avaí.

    2-
    A bibliotecária adicionol ao sistema uma nova categoria de livros.
    caso soubesse do prazo, o ingresso teria sido comprado antecipadamente por ele.
    Os alunos realizarão as tarefas escolare

    • O exercício 1 b)resposta esta incorreto pois a mulher não é de Mohammed o certo seria: Uma mulher foi esfaqueada por Mohammed em goiani.
      Caso esteja errada me desculpe

  2. “Adicionol”.. com ” L” ??????

  3. O correto é “Adicionou”. Ok?!

  4. nussa foi muito bom professora consigui entender melhor esse conteudo

  5. Oi alunos eu estou falando aqui do estado do Espirito Santo em Pedra Azul. Estou aplicando esses deveres para meus aluno. Gostei muito desses deveres. Continuem assim. Beijos!!!

  6. foi muito bom, eu to s

    • foi muito legal esse asunto eu estou estudando ele com a professora lenice garcia de freitas

  7. Ol! Essas perguntas estão descontextualizadas, uma vez que, hoje em dia como se trabalha a gramática dentro do texto, poder-se-ia fazer do seguinte modo: primeiro o texto, depois as questões sobre o texto e por fim as alternativas. Com isso torna-se o aluno mais crítico e observador.

  8. affz minha net e ruim

    • Q bom

  9. pessimo

  10. blzzzzzzzzzzzz. affz que negocio chaaato!
    by: alice albuquerque

  11. alguem pode me passar as resposta urgente para mim???

  12. antes de querer passar exercicios , aprenda a escrever as palavras corretamente, ok

  13. sou professora de língua portuguesa e amei o estilo ‘blog’. como faço um com minhas turmas?
    lia matos – afonso caludio-es

  14. Cade as respostas da 3 e 4 ?

    • tira o 4

  15. cadê a D da 2

  16. MUito bacana

  17. gostei !!! vocês estudam aonde ??

  18. me ajudou mttt to no 8 ano e a materia estava de acordo com que prof explicou

  19. iiii eu nau sei


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

