Publicado por: galeradaredacao | agosto 27, 2009

Exercícios – Verbos Irregulares

Atendendo a pedidos, alguns exercícios para quem quer ter um bom desempenho na próxima prova!

1. Preencha as lacunas corretamente, usando os verbos irregulares no tempo pedido:

a. Ainda que eu ____________ o torcedor mais fanático, meu time ainda perde. (Ser/Presente do Subjuntivo)

 b. Eles _____________ muitos amigos, mas todos eles ___________ embora. (Ter/ Ir/ Pretérito Imperfeito do Indicativo)

c. Eu _____________ uma linda canção para você (Compor/ Pretérito Perfeito do Indicativo)

d. Se ele _____________ mais esperto, ___________ o que está acontecendo (Ser/ Ver/ Futuro do Pretérito do Indicativo)

e. João e Maria ________ até a floresta em busca de ouro. (Ir/ Futuro do Presente do Indicativo)

f. Eu ______ o que ________. (Ser/ Presente do Indicativo)

g. Tu ____________ muito dinheiro na poupança antes de falir (Reter/ Pretérito Imperfeito do Indicativo)

h. Vós __________ doentes nestes últimos dias? (Estar/ Pretérito Perfeito do Indicativo)

i. Filipe e eu ____________ para a festa. (Vir/ Presente do Indicativo)

 j. Quando tu __________ o José, me avise. (Ver/ Futuro do Subjuntivo)

 

Amanhã coloco o gabarito aqui no blog mesmo, ok?

Abraço! da prof.

Responses

  1. na prova de amanhã vai caí o uso da virgula??
    bjoo =*

    • sim

  2. Oi Pity!
    Obrigada pelos exercícios do blog, eles
    irão me ajudar bastante na hora da prova!
    bjs Prof.

    • é sim Bruninha eu vou mim dar bem com o exemplo dela

  3. muito legal tive duvida apenas em um deles

    8ºA

    vc nunca sabera quem sou eu huhuhahaha!!!

  4. é bem facil .

  5. nossa achei que era mais dificil
    mais ate que foi rapido

  6. legal!

  7. Gabarito:
    a.) seja
    b.) tinham/ foram
    c.) compus
    d.) fosse/ veria
    e.) irão
    f.) sou/ sou
    g.) retinhas
    h.) estivestes
    i.) vimos
    j.) vires

    E então, como foram?

    • muitoooo mak

  8. cade o gabarito?

    • Gabarito:
      a.) seja
      b.) tinham/ foram
      c.) compus
      d.) fosse/ veria
      e.) irão
      f.) sou/ sou
      g.) retinhas
      h.) estivestes
      i.) vimos
      j.) vires

  9. adorei , me ajudou muito no trabalho de português!
    bjs ;*

  10. adorei fazer os exercicios mas eram um pouco dificeis.
    mas sao muito bons os exercicios

  11. ola garotos boa sorte com esse blog

  12. oi gente, sou de nao-me-toque, vcs poderiam dar uma lista mais completa, eu nao gostei muito dessa, nao acertei muita coisa..

  13. vlw ae , muuito obrigado pela ajuda , vai que vai

  14. não entendi como faz oara responder

  15. agora entendi muito bom os exercícios

  16. obrigado por mim ajuda :D

  17. socorro algem me da uma dica para conseguir decorar os verbos irregulares

  18. eu gostei muito

  19. oi acho que a resposta da 1B esta errada não seria tinham e iam? pois foram é no futuro do presente do indicativo

  20. muito legal me ajudou muito

    • que bom que te ajudou ,pois eu vi que vc irou 10 nessa prova
      parabens

  21. realmente, na B parece ser IAM

  22. vale


Deixe um comentário

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

