Publicado por: galeradaredacao | outubro 14, 2009

Exercícios – Coordenação

Olá, meus queridos! Aproveitem para estudar para a prova fazendo os exercícios abaixo!

1.  Analise as orações abaixo e verifique se apresentam sentido de soma (aditiva), oposição (adversativa), exclusão (alternativa), conclusão (conclusiva), ou explicação (explicativa). Classifique as orações abaixo.

a. Estou sofrendo sérias pressões, todavia, não me intimidarei. _______________

b. Ou se fazem grandes mudanças neste país ou acontecerão explosões sociais. _____________

c. Não fique aí parado que as soluções não caem do céu. ___________

d. Ele saiu de manhã e deve retornar à noite. _____________

 e. Todos nós estudamos muito, vamos, pois, tirar boas notas na prova. ____________

 2. Reescreva as orações abaixo, substituindo as conjunções usadas por outras de igual sentido.

a. Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. ___________________________________________________________________________________

b. Ela não quis me emprestar o livro, mas não ficou simplesmente nisso. ___________________________________________________________________________________

c. Estavam felizes, pois receberam boas notícias. ____________________________________________________________________________________

3. Estabeleça a relação de causa e conseqüência entre as orações abaixo e classifique-as:

a. Nossas leis não são democráticas, portanto queremos modificá-las através de uma nova Constituição. ________________________________________________________________________________

b. Aproveite bem as férias, pois temos muito trabalho pela frente. _________________________________________________________________________________

 

Abraço, da prof! E até a próxima aula!!


Responses

  1. Na frase Ela não quis me emprestar o livro, mas não ficou simplesmente nisso. é aditiva ou adversativa?
    ficaria se fosse aditiva —Ela não quis me emprestar o livro, nem ficou simplesmente nisso—– ou adversativa Ela não quis me emprestar o livro, no entanto não ficou simplesmente nisso

  2. GENTE ONDE VEJO AS RESPOSTAS!


Deixe uma resposta

Categorias

